quarta-feira, 20 de junho de 2007

Embrapa Trigo incorpora à sua missão institucional a responsabilidade social

A Embrapa Trigo, de Passo Fundo/RS, vem incorporando à sua missão institucional a responsabilidade social como um valor. "O interessante é que haja consciência diante do papel social que devemos exercer e, especialmente, que as empresas e as pessoas procurem interagir na sociedade por meio de iniciativas voltadas para minimizar as desigualdades", explica Gilberto Cunha, chefe-geral da insituição.

É um sopro de boa expectativa saber que o responsável pela unidade de uma instituição referência do setor tenha este discurso. Será por meio de exemplos como este, de uma organização respeitada tecnicamente no meio, como a Embrapa, que a responsabilidade socioambiental irá se expandir entre os agentes do agronegócio, em especial produrores rurais e agroindústrias.

O chefe de comunicação e negócios da Embrapa Trigo, Osvaldo Vieira, conta que o envolvimento social da Unidade começou com a iniciativa de alguns trabalhadores por meio de ações individuais que foram se transformando em grandes projetos. "Trabalhamos inclusão social, inclusão de mulheres, cursos, atividades junto à creches e temos a união com diferentes entidades. Isso, não está na missão da Unidade, mas essa atividade é um dever para a empresa".

Regina Fontaneli, empregada da Embrapa Trigo e referência em ações sociais dentro da empresa, conta que os trabalhos iniciaram há mais de 30 anos. Segundo ela, tudo começou com a boa vontade de alguns empregados por meio de contribuições espontâneas, que continuam até hoje. A idéia inicial era de ajudar creches, mas, com o passar dos anos, o interesse do pessoal em ajudar foi aumentando e novas ações foram construídas.

"O foco hoje está desde a doação de roupas, móveis, alimentos, material escolar. Ajudar a quem precisa". Fontaneli ainda complementa que, acontecem, na empresa, desde pequenas ações para ajudar os colegas até o auxílio à grandes projetos sociais envolvendo o governo e a comunidade local.

Nenhum comentário: