quarta-feira, 20 de junho de 2007

Canal Rural irá compensar emissões de carbono

O Canal Rural lançou programa para quantificar a sua emissão de gás carbônico da atmosfera e neutralizar seus poluentes por meio do plantio de árvores. A emissora contratou a Max Ambiental, empresa de finanças e marketing ambiental, para pesquisar a quantidade de poluentes emitidos e também elucidar uma forma de compensação.

O estudo soma itens como uso de energia, deslocamento aéreo e rodoviário e lixo gerado para chegar a um resultado. O cálculo apontou que todas as instalações do Canal Rural (sede em Porto Alegre e filiais em São Paulo, Brasília, Uberaba e Londrina) emitiam por ano 211,6 toneladas de CO2. Com esse número, a empresa determinou a quantidade necessária de árvores a serem plantadas para neutralizar as emissões poluentes da emissora. Serão mais de mil árvores anualmente.

"Queremos mostrar aos nossos telespectadores e anunciantes que investir em ações de responsabilidade socioambiental é algo importante para preservarmos o futuro, mas também pode ser um bom negócio", diz Donário Lopes de Almeida, gerente executivo do Canal Rural. Para efetivar as ações, o Canal Rural fechou uma parceria com a SOS Mata Atlântica. Nesta primeira etapa, serão plantadas 1.059 mudas de árvores em uma região próxima de São Paulo.

A compensação da emissão de CO2 via plantio de árvores está se tornando a prática mais comum no tocante a projetos de responsabilidade ambiental. É na verdade um primeiríssimo passo para busca da sustentabilidade de uma organização, que envolve a construção de um novo planejamento estratégico. Entretanto, a iniciativa do Canal Rural é valorosa pelo ato em si e também pela mensagem-chave que será disseminada e poderá servir de impulso a novas ações no setor.

Nenhum comentário: