quarta-feira, 6 de junho de 2007

Bunge divulga relatório de sustentabilidade 2007

A Bunge comunicou nesta terça-feira (05) a divulgação do seu relatório de sustentabilidade 2007. Para acessá-lo clique aqui.

A empresa é uma das que mais investem em responsabilidade socioambiental no agronegócio. Conta inclusive com um braço social, a Fundação Bunge. Por este posicionamento é que a Bunge foi o estudo de caso da monografia que produzi sobre a comunicação atuando na disseminação da responsabilidade socioambiental do agronegócio.

Confira no post ao lado intitulado "O porquê do blog: o maior desafio do agronegócio é expressar (bem) sua responsabilidade socioambiental" o link de acesso ao trabalho.

E abaixo leia entrevista com Michel Henrique Reis dos Santos, Gerente de Comunicação e Marketing Corporativo da Bunge Brasil.

Como os valores de sustentabilidade são disseminados entre o público interno, desde o alto escalão até o chão da fábrica? Como é promovido o envolvimento de funcionários e colaboradores, com as práticas de responsabilidade social e ambiental?

Michel Henrique Reis dos Santos: Nossa política de sustentabilidade foi elaborada a partir de consultas a stakeholders internos e externos. As diretrizes empresariais seguem os tópicos abordados na política, sendo essa uma ótima forma de permear os valores e mantê-los ativos. Assim, as ações derivadas são trabalhadas em toda a empresa, e a política pode ser exercida em todas as esferas e ações. Existe, assim, constante disseminação dos valores de sustentabilidade.

Projetos específicos são, também, trabalhados procurando o envolvimento das pessoas e garantindo a perenização do tema. Não existe uma pasta específica na empresa, existe o comprometimento de cada área. Existem programas de responsabilidade ambiental junto ao público externo e nas operações da empresa.

Com o público interno existem, ainda, iniciativas que promovem a educação dos funcionários e a possibilidade de levar essa informação adquirida aos seus familiares. No âmbito social, da mesma forma. Existem, ainda, projetos de voluntariado e a Fundação Bunge, com projetos de mais de 50 anos por sua atuação.

Dentro da política de promover a sustentabilidade, como é o 'diálogo' entre as várias áreas da comunicação (institucional, relações públicas, marketing, publicidade) da empresa para a construção de um processo de comunicação integrado? Ou cada área trabalha de forma compartimentada?

Michel Henrique Reis dos Santos: Existe a concentração do tema em minha área. Somos responsáveis, então, por promover a comunicação corporativa para o público externo e interno. Dessa forma, a comunicação é única, além de promover iniciativas de replicação em outras áreas para gerar maior aderência em toda a comunicação das áreas de negócio. Ainda, quando estamos na época de montar o relatório de sustentabilidade, as áreas têm a oportunidade de transmitir de forma consolidada suas ações, além de traçar metas de evolução para os próximos períodos.

Como a comunicação externa institucional da Bunge colabora para disseminar a política de sustentabilidade da empresa? Que processos e peças de comunicação são desenvolvidos e para quais principais públicos?

Michel Henrique Reis dos Santos: Em cada peça de comunicação são enfatizados os valores e objetivos, chamando a participação dos stakeholders. Existe variação espacial, de acordo com o grupo de interesse / região, mas a unidade da informação é mantida por meio de campanha de comunicação, vídeos, anúncios, materiais de apoio e folders, além de participação em eventos específicos e outros com clientes / stakeholders.

A comunicação mercadológica promovida pela Bunge também tem como objetivo passar ao consumidor os valores responsáveis da empresa? Se sim, como e por quê?

Michel Henrique Reis dos Santos: Sim, a fim de multiplicar os canais e manter a coerência da imagem da empresa. Com isso, fortalecemos a identidade das marcas.

Para fechar, quais os principais resultados que a "comunicação responsável" ofereceu para a empresa?

Michel Henrique Reis dos Santos: Desde que começou o processo mais expressivo de comunicação corporativa da Bunge, houve uma evolução na maneira da empresa se expressar. Ainda estamos iniciando a comunicação dos processos de sustentabilidade da empresa, mas os resultados com clientes / mercado têm sido bastante significativos: imagem fortalecida, transparência e percepção positiva junto aos mercados trabalhados.

Sabemos, contudo, que temos um grande trabalho pela frente, o que nos impulsiona na contínua melhoria dos processos. Nosso relatório de sustentabilidade já está no padrão internacionalmente referido - GRI-, abordamos os assuntos com rapidez e estamos envolvidos em iniciativas pró-ativas a fim que nossas operações mantenham o nível de excelência com o qual nos comprometemos com acionistas e sociedade.

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