terça-feira, 26 de junho de 2007

Dica de livro: Os desafios da sustentabilidade: uma ruptura urgente

O presidente executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS, Fernando Almeida lançou seu segundo livro, “Os desafios da sustentabilidade: uma ruptura urgente” pela Editora Campus Elsevier.

Engenheiro sanitarista por formação com mestrado em Engenharia do Meio Ambiente pelo Manhattan College, Fernando foi diretor de Meio Ambiente e Meteorologia da campanha RIO 2004 e presidente da Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente – FEEMA.

Um dos responsáveis pela implantação no Brasil, de conceitos como ecoeficiência e desenvolvimento sustentável, Fernando é professor da Coppe/UFRJ e integrante do board do Millenium Ecosystem Assessments (Avaliação Ecossistêmica do Milênio), da ONG World Resources Institute (WRI).

No livro, o autor aborda os desafios da sustentabilidade como um dramático dilema de todos nós, em três blocos principais. No primeiro, ele discorre sobre o estado dos serviços ambientais, as razões da urgência e o comportamento dos sistemas naturais.

No seguinte, como implantar as mudanças pela via da ruptura estruturada como forma de desviar nosso futuro da rota da tragédia social e ambiental. E, por último, mostra quem vai operar as mudanças, apontando para a formação de líderes da sustentabilidade.

A obra traz, ainda, casos concretos de empresas líderes de mercado (3M, Alcoa, Amanco, Ambev, BP, Bradesco, CST-Acelor Brasil, Dupont, GE, Holcim, Itaú, Michelin, Plantar e Philips) e de ONGs que já estão no rumo da mudança, apresentando aos leitores os pontos-de-vista de quatro personalidades de destaque neste contexto: Fábio C. Barbosa, Presidente do Banco Real; Alain J. Belda, presidente da Alcoa Internacional; Chad Holliday, presidente da Dupont e Björn Stigson, presidente do World Bussiness Council for Sustainable Development (WBCSD).

Nenhum comentário: