quinta-feira, 5 de julho de 2007

Mostra Fiesp de Responsabilidade Socioambiental deve servir de exemplo para o agronegócio

A Fiesp promove de 02 a 04 de agosto a "Mostra Fiesp de Responsabilidade Socioambiental" no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera. Segundo a entidade, organizações de todos os portes e segmentos poderão inscrever seus cases e integrar o evento destinado a disseminar os conceitos e as práticas de responsabilidade socioambiental corporativa.

De acordo com a Fiesp, os cases não precisam tratar especificamente de projetos de ação social direta. Valem estratégias de negócios que contemplem o aumento da produtividade, a garantia de uma melhor qualidade de vida a todos os atores envolvidos na dinâmica da empresa ou que envolvam positivamente as comunidades do entorno.

Por que o agronegócio não segue o exemplo? Sabemos que o desafio de comunicação do setor com a opinião pública urbana, esta a formadora de opinião, que serve de subsídios para tomada de decisão de políticas públicas ou de negócios, é gigantesco.

Por mais que o agronegócio tenha crescido, sua imagem, da qual já falamos aqui muitas vezes não reflete sua identidade, é, em muitos aspectos, em especial sociais e ambientais, negativa para a sociedade urbana. Falta comunicação com a cidade.

No começo do ano, por exemplo, passeando em um shopping da zona sul da capital paulista presenciei uma instalação que tratava da Amazônia. Era uma exposição multimídia, que entre outras mensagens-chave, colocava a soja como vilã do desmatamento.

Não estou julgando aqui se a oleaginosa é comparsa da moto-serra, mas sim que o público espectador do evento levou para casa só um lado da moeda no tocante à questão da sustentabilidade. O recado está dado.

Nenhum comentário: