segunda-feira, 16 de julho de 2007

Algodão do Mato Grosso tem selo social

Os cotonicultores do Mato Grosso lançaram um selo de conformidade social, com objetivo de mostrar ao mercado que o algodão produzido no estado não tem envolvimento com trabalho infantil ou escravo.

Segundo nota do jornal "O Estado de S. Paulo" de 11 de julho de 2007, a iniciativa é resposta ao fato que alguns produtores de algodão tiveram seus nomes envolvidos na 'lista suja' do Ministério do Trabalho e Emprego, que denuncia a prática de trabalho escravo.

As denúncias, que repercutiram internacionalmente, motivou os produtores a tomar medidas para dar resposta às acusações. Desta forma, criaram o Instituto Algodão Social (IAS) e investiram R$ 2 milhões no treinamento de produtores em temas como legislação trabalhista e normas técnicas.

Responsabilidade social se faz assim, com ações concretas. De nada adianta passar um verniz na marca, rotulando-a de socialmente responsável, se o sistema de produção é o inverso. O agronegócio brasileiro ainda entende comunicação como propaganda.

Comunicação é relacionamento. E comunicação que expresse o respeito socioambiental só será eficiente se for com base nas verdades organizacionais, como é este exemplo. Parabéns!

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