quinta-feira, 6 de setembro de 2007

O desafio da sustentabilidade no agronegócio

A questão da sustentabilidade no agronegócio ganhou painel exclusivo no 6º Congresso Brasileiro de Agribusiness, realizado dias 27 e 28 de agosto em São Paulo (SP).

O módulo contou com palestra do presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young Silva; moderação de Roberto Waack, do Ares (Instituto para o Agronegócio Responsável); e participação dos debatedores José de Menezes Berenguer Neto (Banco ABN Amro); Ocimar Villela (Amaggi); o diretor de comunicação da Bunge, Adalgiso Teles; e a diretora da Abag, organizadora do evento, e Abag Ribeirão Preto, Mônika Bergamaschi.

Em sua exposição, Young disse que o agronegócio precisa incorporar a dimensão socioambiental ao seu modelo de desenvolvimento. Segundo ele, justamente pela oportunidade de crescimento econômico que tem, o setor também deve ser responsável socialmente e ambientalmente, mudando a visão de curto para longo prazo. Na avaliação de Young, a sustentabilidade prevê olhar para o todo, não para a parte. "O verdadeiro líder sustentável é quem tem visão intersetorial."

Roberto Waack, por sua vez, destacou que sustentabilidade é um processo, não um fim, e passa por:

# diálogo com a sociedade civil, onde as diferenças virão à tona e serão a base para criação de novos modelos de negócios;
# certificação;
# expressão de conhecimento técnico, já que o debate sobre a sustentabilidade ainda é carregado de emoção;
# comunicação da responsabilidade socioambiental do setor.

De acordo com Waack, não existe verdade absoluta sobre a sustentabilidade, acrescentando que a aproximação intersetorial, como a que ocorreu neste evento, é um passo importante para essa busca.

Nenhum comentário: