quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Monsanto investe em educação ambiental

Em parceria com a ONG Inmed Brasil, a Monsanto desenvolve em comunidades vizinhas às suas unidades nas cidades de Uberlândia e Capinópolis (MG), Sorriso (MT), Santa Helena de Goiás, Morrinhos (GO), Camaçari e Dias D’Ávila (BA) projeto de disseminação de noções de práticas de sustentabilidade ambiental. Para isso, promove workshops, com professores, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e horteiros.

Segundo Joyce Capelli, diretora executiva da Inmed, no treinamento, iniciado em Uberlândia (MG), os participantes receberam formação sobre meio ambiente e sustentabilidade e, durante o módulo de atividades, assistiram a palestras e dinâmicas sobre educação ambiental, aquecimento global, reciclagem e sobre como realizar ações educativas em escolas e na comunidade.

“O workshop orienta e organiza ações concretas para que as escolas tenham uma atuação prática, direcionada a sérios problemas que enfrentamos atualmente como aquecimento global, necessidade de reciclagem e preservação de recursos naturais”.

“Buscamos, com essa ação, seguir o princípio da Monsanto, de investir em práticas conservacionistas”, completa Cristina Rappa, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Monsanto.

Horta Brasil

Desde 2004, a Monsanto desenvolve ainda com a Inmed, em Uberlândia, o projeto Hortal Brasil, que tem como objetivo realizar o plantio de hortas em escolas públicas de ensino infantil e fundamental e comunitárias.

“Desenvolvemos manuais de orientações sobre hortas e valores nutricionais, que são distribuídos a educadores e alunos, e, além disso, avaliamos a qualidade nutricional das merendas escolares, normalmente a principal fonte de alimentos de muitas das crianças que participam do projeto, incentivando, também, os pais ou responsáveis a cultivarem hortas em suas comunidades”, esclarece Capelli.

O primeiro passo do programa, segundo ela, é realizar exames biomédicos nos alunos, para detectar o índice de parasitose, anemia e estado nutricional (exames de fezes, sangue e medida de peso e altura respectivamente).

Feito o mapeamento, as crianças que precisam são tratadas e os técnicos da Inmed Brasil promovem encontros de formação para educadores, merendeiras das escolas e membros da comunidade, nas quais são passadas noções básicas de nutrição, montagem da horta e o plantio de legumes e verduras, além de dar dicas de receitas e práticas de higiene na cozinha.

* Com informações do boletim eletrônico "Monsanto em Campo"

Nenhum comentário: