quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Cosan se compromete a reduzir a queima da palha de cana-de-açúcar

O Grupo Cosan, um dos maiores produtores de açúcar e álcool do país, assinou Protocolo de Cooperação Agroambiental do Setor Sucroalcooleiro Paulista com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e União da Indústria de Cana-de-Açúcar do Estado de São Paulo (Unica).

Pelo acordo, a Cosan se compromete a eliminar a queima da palha da cana-de-açúcar, nas áreas mecanizáveis, até 2014. Além disso, se obriga também a não utilizar a queima em 70% da cana-de-açúcar, dessas áreas, até 2010. A legislação atual prevê o fim da queima em 2021.

Já nas áreas não mecanizáveis, com declividade acima de 12%, o compromisso prevê o fim da queima da palha da cana-de-açúcar para 2017. Mas, até 2010, em 30% dessa área já não poderá ser realizada a queima. Pela legislação atual, nessas áreas, a queima pode ser feita até 2031.

O convênio estabelece também que a prática da queima da palha da cana-de-açúcar não irá ocorrer nas áreas de expansão de canaviais plantados a partir de 1º de novembro deste ano.

O protocolo prevê ainda a recuperação da vegetação no entorno das nascentes de água, a proteção das áreas de mata ciliar, a implementação de Planos Técnicos de Conservação do Solo e de Recursos Hídricos, bem como a adoção de boas práticas para descarte de embalagens vazias de agrotóxicos, destinadas a minimizar a poluição atmosférica de processos industriais e otimizar a reciclagem e o reuso adequado dos resíduos gerados na produção de açúcar e etanol.

Nenhum comentário: