quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Iniciativa da Bunge é exemplo de diálogo do agronegócio com o meio urbano

Mesmo após o término da exposição Planeta Sustentável, encerrada domingo (13), no espaço da Bienal no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP), este blog compreende que é importante para sua missão comentar o evento.

Especialmente, porque se tratou de uma iniciativa patrocinada pela Bunge, talvez a empresa ligada ao agronegócio, que melhor se comunica, entende a comunicação como estratégica para o negócio, em especial, no tocante à disseminação de ações socioambientais.

O Planeta Sustentável, que contou com a parceria do Banco Real, CPFL e Editora Abril, e apoio da Prefeitura de São Paulo, apresentou oficinas, palestras e atividades práticas, que tiveram como objetivo ampliar a consciência dos brasileiros de todas as idades sobre o pensamento ecológico, econômico e social e, principalmente, fomentar a prática desse conhecimento adquirido.

O registro a este esforço vale pelo fato que se trata de um exemplo de "diálogo" de um agente do agronegócio, mesmo que não seja o "elo" dos produtores rurais, com a população urbana.

Esta ponte "rural-cidades", para o AgroResponsável, é o maior desafio do agronegócio. Abrir canais de comunicação com as cidades, que expressem a realidade do agro brasileiro e sua busca por processos e produtos sustentáveis, é o passo inicial para que o agronegócio interprete a visão que o "urbano" tem dele.

Com esse entendimento, o agro poderá desenvolver ações de comunicação / relacionamento que atuem na percepção de quem vive nas grandes cidades.

O resultado? Melhora no capital reputacional do agronegócio, por meio da aproximação entre sua identidade e imagem, frente a um de seus principais públicos estratégicos, a população das cidades. Público este que é o extrato usado pela mídia como voz da Opinião Pública, mais uma vez este "ser imaginário", que baliza as decisões de políticas públicas e de negócios. Que seja seguido este exemplo.

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