terça-feira, 7 de agosto de 2007

Responsabilidade social é estratégia de negócio, aponta pesquisa

Questionados sobre qual definição dariam sobre responsabilidade social corporativa, a maioria dos empresários brasileiros - cerca de 56% - responderam: estratégia de negócios. Ao menos é o que aponta o segundo estudo BDO Trevisan de Responsabilidade Social Corporativa (RSC).

O levantamento, realizado entre dezembro de 2006 e março de 2007, coletou dados em 113 empresas de vários setores. Ponto negativo para ausência de empresas ligadas ao agronegócio. Talvez, para a BDO, o agronegócio seja irrelevante.

A pesquisa revela que a maioria das empresas reserva verbas para ações socioambientais. Segundo o relatório, 73% dos entrevistados confirmam a necessidade de um planejamento orçamentário para o desenvolvimento de projetos de RSC.

De acordo com o coordenador do trabalho, Mauro Ambrósio, sócio da área de sustentabilidade da BDO Trevisan, o objetivo é mostrar ao público em geral um retrato de como as corporações e seus gestores lidam com os conceitos de responsabilidade socioambiental.

"As organizações e seus líderes já perceberam que, num futuro bem próximo, não haverá lugar para empresas e negócios isolados dos conceitos de sustentabilidade, de preocupação com os grupos de interesse - os chamados stakeholders - e dos conceitos de pilares básicos de sustentação da governança", conclui.

Veja alguns trechos do estudo:

Setores:
Serviços 49 empresas (43%)
Indústria 52 empresas (47%)
Comércio 5 empresas ( 4%)
Associações/ 6 empresas ( 5%)
Terceiro Setor
Educação 1 empresa ( 1%)
Total 113 empresas (100%)

- Algum setor específico dentro da empresa responsável por assuntos de responsabilidade social?
Sim (64%) Não (35%) Sem resposta (1%)

- Sobre a definição de Responsabilidade Social Corporativa:
Continuidade de Negócio.........(47%)
Estratégia de Negócio..............(56%)
Filantropia.................................( 6%)
Veículo de Marketing................( 3%)
Sem resposta...........................( 1%)

- Dentro da empresa existe alguma prática de responsabilidade social corporativa?
Sim (88%) Não (12%)

- Empresas que fazem elaboração de relatórios ou balanços sociais ou algum tipo de informe
Sim (87%) Não (11%) Sem resposta (2%)

- Empresas que investem em treinamentos e capacitação como programas de capacitação profissional
Sim (91%) Não (7%) Sem resposta (2%)

- Possuem programas de melhoria no ambiente de trabalho e qualidade de vida dos funcionários
Sim (81%) Não (17%) Sem resposta (2%)

- Empresas que incentivam funcionários a trabalhos voluntários
Sim (81%) Não (17%) Sem resposta (2%)

- Orçamento da empresa destinado a segurança e educação do funcionário
1% da receita bruta...............24%
2% da receita bruta...............3%
3% da receita bruta...............3%
4% da receita bruta...............3%
5% da receita bruta...............1%
Outros....................................55%
Sem resposta........................11%

- Empresas que contratam portadores de deficiência
Sim (52%) Não (46%) Sem resposta (2%)

- Empresas que possuem critérios de recolocação de funcionários demitidos
Sim (37%) Não (61%) Sem resposta (2%)

- Possuem serviço de atendimento ao cliente
Sim (84%) Não (14%) Sem resposta (2%)

- Empresas que se preocupam com o Código de Defesa do Consumidor conscientizando seus profissionais da área de vendas
Sim (85%) Não (12%) Sem resposta (3%)

- Empresas que avaliam impactos de sua atuação na comunidade
Sim (71%) Não (28%) Sem resposta (1%)

- Empresas que investem e contribuem em projetos comunitários
Sim (89%) Não (11%)

- Empresas que utilizam incentivos fiscais para as áreas ligadas à Cultura
Sim (53%) Não (46%) Sem resposta (1%)

Nenhum comentário: