quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Programa Empreendedor Rural é exemplo de RSE no agronegócio

Os bons resultados no Paraná motivaram a expansão do Programa Empreendedor Rural (PER) para mais 13 estados e o Distrito Federal. Capitaneado pela CNA, com apoio do Senar e Sebrae, o esforço tem como objetivo estimular o empreendedorismo no campo, incentivando a implementação de projetos rurais e ensinando os produtores a avaliar a viabilidade e a sustentabilidade econômico-financeira e ambiental de cada um deles.

De acordo com o engenheiro agrônomo Fernando Peres, um dos idealizadores do programa, a proposta é ensinar ao produtor como "montar um projeto de negócios, se esse projeto é viável e se tem algum futuro".

Segundo disse Peres, em matéria publicada no jornal "Folha de São Paulo" de 31/07/2007, "o fato de muitas vezes o produtor rural não enxergar o que faz da terra como um empreendimento é um problema importante na agricultura de pequeno e médio porte no Brasil".

Na avaliação do engenheiro agrônomo, "além de enfrentar uma concorrência geralmente desleal, por exemplo, na hora de negociar com seus fornecedores, esse produtor é um dos responsáveis pela depredação ambiental no campo".


Está aí um exemplo de projeto que tem como missão o desenvolvimento sustentável, com base na responsabilidade socioambiental, como diferencial competitivo, o foco deste Blog.

Responsabilidade social das entidades em capacitar e qualificar quem elas representam. O produtor melhor instruído, em sintonia com as novas exigências do universo do agronegócio certamente não será àquele que se endividará no futuro, manchando a imagem do setor.

E responsabilidade ambiental pela ação de disseminar conhecimento que alie viabilidade econômica com preservação ambiental dos recursos naturais. O PER é um projeto que constrói vínculos saudáveis entre negócio, homem e meio ambiente, gerando frutos a todos. Em síntese, a essência da RSE.

Nenhum comentário: