quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Programa de recuperação de matas ciliares da Bunge já plantou 12 mil mudas em SC

A Bunge Alimentos mantém desde 2005 um programa de recuperação da vegetação de florestas ciliares na região da Bacia do Vale de Itajaí (SC). Batizada de Programa de Recuperação Ambiental (PRA), a iniciativa é realizada em parceria com a Universidade Regional de Blumenau, por meio do IPA – Instituto de Pesquisas Ambientais -, bem como também conta com participação de comunidades locais.

Entre os principais objetivos da ação, destacam-se a recuperação de áreas degradadas às margens do Rio Itajaí-Açu e seus efluentes, além de pesquisa de técnicas de recuperação de ambientes fluviais mais eficientes e menos onerosos para estimular a recuperação dessas áreas.

O projeto inclui um viveiro para a produção de até 100 mil espécies nativas por ano. Para abastecer a produção de mudas, em 2006, foram coletadas 572.539 sementes e geminadas 58.550. Foram doadas mais de 18 mil mudas e plantadas mais de 12 mil. De uma área total de 101.575 m², 45.075 m² foram destinados à plantação e 12.225 m² para pesquisa.

Para a recuperação das matas ciliares, são desenvolvidas atividades de capacitação de professores, produtores rurais e comunidade, totalizando cerca de 2.500 pessoas só no ano de 2006. Dessas ações, resultaram projetos escolares, desenvolvidos pelos professores.

A Bunge pretende encerrar 2007 com algumas metas do projeto alcançadas, tais como: diversificar o banco genético das espécies, atingir o número de 150 matrizes para as 30 espécies atuais, aumentar o aproveitamento de sementes coletadas de 9% para 25%, elevar a produção de mudas e o plantio, inaugurar uma nova unidade de pesquisa (de três para quatro) e firmar até 12 parcerias, entre outras ações.

Nenhum comentário: