segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Aliança BioCerrado vai atuar pela sintonia entre conservação e atividades produtivas no Cerrado brasileiro

Foi lançada no dia 31 de outubro, em São Paulo, a Aliança BioCerrado, iniciativa das ONGs Conservação Internacional e Oréades com a Bunge. A Aliança nasce com a proposta de atuar na conservação do Cerrado brasileiro por meio da adoção de boas práticas de uso sustentável dos recursos naturais do bioma. Segundo os parceiros, o trabalho será desenvolvido via projetos de campo que integrem a conservação a atividades produtivas.

O objetivo será implementar um programa de atividades coordenadas para conservar a biodiversidade, garantir a manutenção e resgatar os serviços ambientais, além de promover padrões de sustentabilidade ambiental para os negócios no Cerrado.

Cerrado

Considerada a savana tropical mais rica do mundo, com até 12 mil espécies de plantas, o Cerrado é também a principal região agrícola do País, concentrando 35% da produção nacional. A extensa transformação do bioma para atividades produtivas, no entanto, fez com que poucas paisagens se mantivessem intocadas. Mais de 55% da área original do Cerrado já foi desmatada e somente 5,5% de seus remanescentes estão sob algum tipo de proteção.

“Qualquer estratégia de conservação da biodiversidade e dos recursos naturais deve, necessariamente, envolver os proprietários rurais e empresas do setor privado que atuam na região, já que as áreas protegidas públicas não são suficientes para conservar os hábitats remanescentes”, destaca o diretor do Programa Cerrado-Pantanal da CI-Brasil, Ricardo Bomfim Machado.

Para Renato Moreira, da Oréades, a parceria da ONG com empresas do agronegócio credita as ações que buscam sustentabilidade perante os produtores rurais, os quais são fundamentais para manter em boa qualidade os recursos naturais do Cerrado.

Nenhum comentário: