sexta-feira, 25 de abril de 2008

Stakeholders do Agronegócio - Identificação e Engajamento

O assíduo leitor e colaborador do AgroResponsável, o engenheiro agrônomo José Carlos Pedreira de Freitas, consultor em sustentabilidade e diretor da HECTA (Desenvolvimento Empresarial nos Agronegócios), nos encaminha nova contribuição.

No artigo "Stakeholders do Agronegócio - Identificação e Engajamento", Pedreira destaca que o engajamento das “partes interessadas” (stakeholders) é uma das mais importantes ferramentas para o entendimento, pelas empresas, do verdadeiro significado da sustentabilidade e de como esses atributos podem adicionar valor e reduzir riscos em suas operações.

Segundo ele, engajar os públicos de interesse significa conhecer suas expectativas, estabelecer um canal efetivo de diálogo e troca de informações, num processo de avaliação permanente capaz de prevenir e mesmo remediar eventuais conflitos, recolhendo insumos que possam aperfeiçoar seu processo de tomada de decisão, reduzindo custos e adicionando valor aos seus produtos e serviços.

De acordo com Pedreira, as empresas precisam, inicialmente, identificar quais os principais atores que mantêm relação com seu negócio, examinando de que maneira influenciam e são influenciados por ele. * Confira o artigo completo, inclusive, com ilustrações clicando aqui.

Nenhum comentário: